Agradecemos sua visita e informamos que estamos inativos por tempo indeterminado.

Acesse nossos arquivos no menu ou nos links laterais.

















quinta-feira, 8 de abril de 2010

A TELA / L’ÉCRAN - vídeo e fotografia: palestras e cursos gratuitos


MUSEU NACIONAL DA REPÚBLICA – DE 23 DE ABRIL A 24 DE MAIO DE 2010

Mostra de vídeos, cursos e palestras com especialistas nas linguagens do vídeo e da fotografia

*Participação de mestres brasileiros e franceses em atividades totalmente gratuitas

*Cursos com inscrições abertas e número limitado de participantes


Uma parceria entre o Museu Nacional da República e o Le Fresnoy – Studio National des Arts Contemporains, da França, promove, de 23 de abril a 24 de maio, cursos, exibição de vídeo e palestras gratuitos. É A TELA/L’ÉCRAN, evento que traz para Brasília um pouco do que se faz de mais inventivo no campo da imagem. Ao longo de um mês, será possível participar de cursos de vídeo e de fotografia, assistir a uma seleção de vídeos realizados pelo Le Fresnoy e ainda conhecer o pensamento de mestres nas áreas da videoarte.


Le Fresnoy é uma escola que tem absorvido algumas das mais importantes experiências das artes contemporâneas, na França, reunindo alunos de várias partes do mundo e professores convidados do calibre de Tsai Ming-Liang, Dominique Gonzales-Foerster e Raoul Ruiz. É exatamente um pouco desta experiência que o projeto A TELA/L’ÉCRAN quer oferecer. As palestras, com nomes como Pascale Pronnier, coordenadora de exposições do Le Fresnoy, têm entrada franca. Os cursos possuem número limitado de participantes e embora gratuitos, exigem inscrição prévia e análise de portfólio.
Os interessados devem procurar o Museu Nacional da República, até o próximo dia 20 de abril, levando seus materiais em vídeo e/ou foto, não importa o formato. Estes portfólios passarão por uma pré-seleção. Ao final do evento, os trabalhos resultantes das duas oficinas serão integrados numa exposição, que será aberta no dia 24 de maio e ficará montada no Museu, até o dia 11 de junho.
Requisito: os alunos deverão utilizar câmera fotográfica e/ou de vídeo própria.
ESTÚDIO DEDICADO À ARTE CONTEMPORÂNEA
O Fresnoy é uma instituição de formação artística audiovisual de alto nível, criada em 1997. Oferece, durante todo o ano, grandes exposições de arte contemporânea, programação de cinema, concertos, espetáculos, palestras, conferências. É também um espaço de formação artística, audiovisual e multimídia, para estudantes em nível avançado. O principal objetivo é permitir aos jovens artistas produzirem obras com técnicas profissionais, sob a direção de artistas reconhecidos e sem limitação dos meios de expressão. Estes trabalhos são apresentados todos os anos entre junho e julho dentro do evento conhecido como Panorama. http://www.lefresnoy.net/
O Fresnoy seleciona e acolhe estudantes de todos os horizontes de criação artística – artes plásticas, cinema, fotografia, vídeo, arquitetura, música, performance, etc – e de todas as nacionalidades. O estúdio desenvolve um programa de formação que conta com a participação de alguns dos grandes nomes do cinema mundial. Em diferentes atividades, já passaram pela escola mestres como os cineastas franceses Jean-Luc Godard e Chantal Akerman e o documentarista holandês Johan van der Keuken.
PROGRAMAÇÃO
DIA 23.04, SEXTA-FEIRA
19h – Abertura – Palestra de Wagner Barja (apresentação do projeto)
19h30 – Palestra de Suzete Venturelli (Cartografia Colaborativa)
20h - Mostra de vídeos de trabalhos do Instituto Le Frenoy
Auditório 2 do Museu Nacional
Entrada franca
DE 26.04 A 30.04
Oficinas de vídeo com Marina Meliande (artista residente de Le Fresnoy) - Sala 2 do Museu Nacional (para 30 participantes)
Turmas de manhã (15 alunos, de 8h30 às 12h30) e de tarde (15 alunos, de 14h às 18h)
Inscrições abertas
DE 03.05 A 14.05
Oficinas de fotografia com Anna Katharina Schedegger (artista residente de Le Fresnoy) - Sala 2 do Museu Nacional (para 30 participantes)
Turmas de manhã (15 alunos, de 8h30 às 12h30) e de tarde (15 alunos, de 14h às 18h)
Inscrições abertas
DIA 24.05, SEGUNDA-FEIRA
19h – Abertura da exposição dos trabalhos dos alunos que participaram dos dois cursos.
Palestras de Pascale Pronnier (Le Fresnoy – Concepção e Atuação) e André Parente, doutorado em cinema e filosofia na Universidade de Paris VIII (Figuras na paisagem: uma experiência de cinema interativo e imersivo)
Entrada franca
DE 24.05 ATÉ 11.06
Exposição dos trabalhos
Entrada franca
DIA 03.05, SEGUNDA-FEIRA
19h – Palestra com Elyezer Szturm, Doutor em artes pela Universidade Paris 8 (Vídeo e arte, Entre os Fins e os Meios. Comunicação, Mercado e Imaginação) - Auditório 2 do Museu
Entrada franca
DIA 10.05, SEGUNDA-FEIRA
19h – Palestra com Maria Beatriz Medeiros (Corpos Informáticos e as Relações Corpo/Cidade/Web) - Auditório 2 do Museu
Entrada franca
PROPOSTAS E CONTEÚDOS DOS CURSOS
CURSO DE VÍDEO – MARINA MELIANDE (40h/aula)
Formada em cinema pela Universidade Federal Fluminense, Marina Melianda é professora de montagem na Escola de Cinema Darcy Ribeiro (RJ) e artista residente do Le Fresnoy.
Por que se faz uma imagem? Por que hoje em dia as pessoas registram uma imagem e desejam compartilhá-la? O que fazer com tanto material – handcams, celulares, computadores? Como transformar estas imagens em alguma coisa que vá além do mero registro? Os registros cotidianos fazem parte da nossa identidade e são cada vez mais apropriados por artistas contemporâneos em suas obras, ganhando novos sentidos e formas de expressão.
CURSO DE FOTOGRAFIA – ANNA KATHARINA SCHEIDEGGER (80h/aula)
Formada em artes pela Ecole Nationale Supérieure dês Arts Décoratifs, Paris, e pela Universität der Künste, Berlim. Artista residente do Le Fresnoy
A cidade é um conjunto de cenários dedicados aos corpos que nele se movem? A cidade pode continuar sendo comparada a um teatro, sem romper com a tradição do conceito de “sociedade do espetáculo”? Corpo e cenário se confrontam no momento inesperado. O corpo que entrando no cenário perde a orientação do olhar.
A TELA / L’ÉCRAN
Local: Museu Nacional do Conjunto Cultural da República
Data: de 23 de abril a 24 de maio de 2010
ENTRADA FRANCA
Inscrições e seleção de portfólios: até 20 de abril
Assessoria de imprensa (para uso exclusivo de jornalistas): Objeto Sim
Tels: (61) 3443. 8891 e 3242. 9805
Carmem Moretzsohn: 8142. 0111 - Gioconda Caputo: 8142. 0112
Maria Alice Monteiro: 9831. 5090

Nenhum comentário: