Agradecemos sua visita e informamos que estamos inativos por tempo indeterminado.

Acesse nossos arquivos no menu ou nos links laterais.

















sexta-feira, 9 de abril de 2010

Exposião Brasília 57: Uma saga do século XX

Brasília 57: Uma saga do século XX

é mais uma amostra da série montada pela Câmara dos Deputados para as comemorações dos 50 anos de Brasília. São 111 fotos inéditas assinadas pelo premiado fotógrafo sueco Äke Borglund, que registrou os primeiros movimento da construção da nova capital brasileira , em 1957. Com curadoria de Evandro Salles, a mostra , idealizada por Mercedes Urquiza , será aberta no dia 14 de abril, às 11 horas, no Hall da Taquigrafia, no Anexo II. "O trabalho de Borglund retrata o clima de ruptura que havia naquela época", afirma o curador. Para a pioneira Mercedes, que , na época, serviu de tradutora do fotógrafo em Brasília, as fotos são uma preciosidade que mostram o espírito desbravador que dominou a construção da capital: "Para mim, que acompanhei tudo de perto, é muito importante expor essas fotos. Uma forma de estar sempre recontando a grande saga que foi a construção da nossa cidade" , diz Mercedes.

Evandro Salles ressalta que as fotos de Borglund chamam a atenção pela humanização. "Essa coleção revela o que havia de mais humano nas pessoas que vieram trabalhar na construção de Brasília. O público poderá conhecer a divisão clara entre dois brasis que havia naquela época: um agrário e outro que trabalhava em prol da industrialização rápida".

Além de presentear a capital por conta de seu cinquentenário, Salles espera que Brasília 57: Uma saga do século XX desperte na cidade a esperança. "O legado que Borglund nos deixa é o de uma Brasília de profunda esperança. Seria ótimo que a exposição servisse para reviver esse momento", finaliza Salles. A coleção permanecerá em exibição de 15 a 30 de abril, no corredor de acesso ao Plenário , e tem o apoio da Petrobras e da embaixada da Suécia.


Abertura: 14 de abril, às 11h, no Hall da Taquigrafia, no Anexo II.
Visitação: 15 a 30 de abril de 2010. De segunda à sexta-feira, das 9h às 18h30.
Local: Corredor de acesso ao Plenário, Anexo II, da Câmara dos Deputados - Brasília, DF.

Entrada franca

Livre para todas as idades

Realização: Espaço Cultural da Câmara dos Deputados


Nenhum comentário: