Agradecemos sua visita e informamos que estamos inativos por tempo indeterminado.

Acesse nossos arquivos no menu ou nos links laterais.

















quarta-feira, 7 de abril de 2010

Exposição Brasília: cidade que inventamos

Brasília, aos 50 anos, mostra-se um celeiro de artistas. A cidade que nasceu de um sonho e de traço produz uma linhagem de artistas capazes de traduzir plasticamente os sentimentos da Capital. Breno Rodrigues e Tarcísio Côrtes são um exemplo dessa riqueza que a cidade inspira. Têm estilos e técnicas diferenciadas, mas conseguem dialogar sobre uma mesma frequência temática: as linhas arquitetônicas de Brasília. O encontro dessas duas artes vem selar mais uma homenagem da Câmara dos Deputados ao cinquentenário da capital federal, mas, sobretudo, aos valores artísticos que a cidade vem produzindo nesse meio século de gestação cultural. Na mostra "Brasília: cidade que inventamos", que o Espaço Cultural Zumbi dos Palmares abre no dia 7 de abril, às 18 horas, na Galeria do 10º andar do Anexo IV, a cidade é reinventada por um caminho visual duplamente inspirado e inspirador.

Arquiteto, Breno Rodrigues, depois de participar do Workshop Intensivo de Desenho e Conceitualização com o professor Charles Watson, começou a desenvolver uma série de desenhos relacionados à arquitetura modernista de Brasília, a partir da observação dos desenhos formados pelo movimento das sombras, na fachada dos edifícios e nas formas escultóricas de alguns elementos. Breno Rodrigues participou do Summer Residency Program da School of Visual Arts de Nova Iorque em 2007. Em 2009 foi agraciado como artista revelação no IX Prêmio de Arte Contemporânea do Iate Clube de Brasília

Na mesma perspectiva das linhas e luzes que refletem a alma de Brasília, os desenhos de Tarcísio Côrtes podem nascer do emprego de materiais de construção como lixas, espaçadores e tapumes. O artista também usa o milenar origami para reproduzir as formas geométricas das obras de Athos Bulcão. Uma homenagem àquele que é considerado o "Artista de Brasília" pelo relevo que conquistou inovando e instituindo formas genuínas na arte pintada nos azulejos de vários conjuntos arquitetônicos, órgãos públicos, prédios, escolas, igrejas e palácios da nossa capital federal.

Visitação

08 a 30 de abril de 2010, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.

Local: Galeria do 10º andar do Anexo IV, da Câmara dos Deputados.

Realização: Câmara dos Deputados.

Apoio: Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Recomendado para todas as idades.

Entrada Franca.


Nenhum comentário: