Agradecemos sua visita e informamos que estamos inativos por tempo indeterminado.

Acesse nossos arquivos no menu ou nos links laterais.

















segunda-feira, 12 de abril de 2010

Exposição "Coordenadas poéticas: Brasília, entre eixos entrelinhas" do fotógrafo Guy Blanc

IMAGENS QUE TIRAM POESIA DO CONCRETO DE BRASÍLIA

Guy Blanc é um reconhecido amante de Brasília, que costuma transformar seu perfil retilíneo em imagens genuínas, surpreendentes. Poder-se-ia dizer que faz poesia a partir do concreto bruto. Não é diferente nesta amostra Coordenadas Poéticas: Brasília, Entre Eixos Entrelinhas, que será exibida no dia 15 de abril, às 18 horas, na Expoarte Galeria, localizada no Edifício Brasília Design Center. São 20 imagens em grande formado, coloridas na maioria, em que o fotógrafo pretende revelar coordenadas da cidade e seus elementos, para uma nova reflexão que permita a compreensão da metrópole. Seu objetivo central parece ser a transposição direta do mundo concreto para o subjetivo. Os eixos que sustentam a seleção, o sonho, a imaterialidade, a natureza humana e urbana se entrelaçam harmoniosamente com as linhas definidoras, os ângulos, as curvas, a concepção arquitetônica. A trama elaborada traduz o modo de o artista ver e pensar a cidade. A mostra, que conta com o apoio da Embaixada da França, do Grupo Pão de Açucar e do chef Alex Takahashi, ficará em exibição até o dia 30 de abril.

Artista

Nascido em uma aldeia perto de Lyon , França, soube desde cedo que trabalharia com cinema. Após cursar um ano da Faculdade de Filosofia, Guy decide ir para Paris atrás dos seus sonhos. Antes porém de pisar em um set de filmagem, durante 3 anos , seu cenário são as ruas de Paris, que percorre como cicloboy.

Finalmente, aos 25 anos é convidado para trabalhar como assistente de produção e, logo após, como assistente de direção de filmes de longa metragem. Simultaneamente, realiza os primeiros documentários. Dirige o filme "Le Mois Le Plus Beau" . Sua carreira ganha novo impulso e ele passa a dirigir também filmes de publicidade. Suas atividades profissionais o levam para lugares díspares, Tunísia , Israel, Mal , Espanha, Portugal, Itália Índia. Acaba chegando ao Brasil para a filmagem de "Le retour du Grand Blond avec une chaussure noir". Dois anos depois, trabalha na produção do filme "Pastores da Noite", adaptação do romance homônimo do escritor baiano Jorge Amado. Apaixonado pelo país, Guy decide se instalar no Rio de Janeiro para dar continuidade ao seu trabalho. Também realiza trabalhos em São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Recife, Manaus, Cuiabá, Natal. Atualmente reside na capital federal e atua como diretor de vídeo e fotógrafo.

Serviço

Exposição "Coordenadas poéticas: entre eixos entrelinhas" do fotógrafo Guy Blanc.

Local: Expoarte Galeria - SRTVS - Quadra 701 - Edifício Brasília Design Center - loja 50/54 - em frente à entrada principal do parque da cidade.

Abertura: 15 de abril de 2010, quinta-feira, a partir das 18 horas.

Música ao vivo - bossa jazz

Visitação: 16 a 30 de abril de 2010

Censura Livre

Entrada Franca

Nenhum comentário: