Agradecemos sua visita e informamos que estamos inativos por tempo indeterminado.

Acesse nossos arquivos no menu ou nos links laterais.

















segunda-feira, 26 de abril de 2010

A "cara" de Brasília

Em meio às tantas exposições que estão acontecendo para homenagear os 50 anos da cidade de Brasília e sua produção artística, um grupo de alunos do Instituto de Artes da Universidade de Brasília ganharam o Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça 2009. O prêmio tem o intuito de incentivar produções artísticas inéditas destinadas ao acervo das instituições museológicas públicas ou privadas sem fim lucrativo.

O projeto dos cinco alunos – Wesley Souza, Netinho Maia, Lauro Gontijo, Clarissa Paiva e Fernando Nisio – intitulado A “cara” de Brasília é mais do que uma homenagem aos 50 anos é um trabalho que usa a memória como articuladora de um resgate da história da construção da capital e o todo o seu ideário criado sobre a nova capital. Utilizando imagens da inauguração e construção de Brasília do Arquivo Público do Distrito Federal, o grupo pintou cerca de mais de 700 imagens em quadradinhos de 8cm x 8cm que cobriu toda a tela. O mais curioso do trabalho e que a junção das imagens quando vista de longe, formam o rosto de uma criança e conforme vamos nos aproximando da tela começamos a ver imagens de personalidades importantes como JK, Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Além da pintura haverá também um datashow, que irá projetar algumas imagens e fragmentos de vídeos sobre a tela ampliados.

A participação no concurso surgiu de maneira bem informal. Tudo começou na disciplina da professora Therese Hofmann Gatti, no qual os alunos tiveram contato com editais de diversos concursos, tanto que a inscrição foi feita mais como um exercício e eles não esperavam ser premiados. Todos eles salientam que a professora teve um papel importante no projeto, ela quem fez contato com a instituição, no caso a Casa de Cultura da America Latina – CAL, para receber a obra e, além disso, arrumou um espaço físico para o grupo trabalhar. Infelizmente não podemos colocar a imagem da obra finalizada, pois o concurso pede que a obra seja inédita, mas a tela será exposta na CAL no dia 27 de maio.

Nenhum comentário: