Agradecemos sua visita e informamos que estamos inativos por tempo indeterminado.

Acesse nossos arquivos no menu ou nos links laterais.

















quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

“GOELDI, LUZ NOTURNA”

CAIXA Cultural Brasília reunirá cerca de 60 obras de Oswaldo Goeldi

As obras de um dos maiores xilogravuristas da arte brasileira, Oswaldo Goeldi, poderão ser apreciadas pelo público brasiliense, de 13 de janeiro a 21 de fevereiro, na CAIXA Cultural. A exposição “Goeldi – Luz Noturna”, com curadoria da sobrinha do artista, Lani Goeldi, terá entrada franca e visitação de terça a domingo, na Galeria Vitrine, das 9 às 21h. A abertura para imprensa e convidados será no dia 12 de janeiro, às 19h.

A mostra reunirá cerca de 60 obras em xilogravura, livros ilustrados, estudos, registros, manuscritos, cartas, documentos, fotos, objetos pessoais, além de uma cronologia ilustrada do artista. Trará ainda um video-wall em looping que versa sobre a vida e obra de Goeldi com depoimentos de importantes gravadores, como Adir Botelho, Anna Letycia, Darel Valença Lins e Rubem Grillo.

Parte desse material é inédita, proveniente do Projeto Goeldi, em parceria com a Associação Goeldi, e traz novas e preciosas informações do acervo iconográfico e documental guardado por seus herdeiros. O projeto caracteriza-se pela singularidade de sua proposta, apresentando, mais do que o artista, o ser humano Goeldi revelado em sua obra – aspecto pouco conhecido por pesquisadores, admiradores e estudantes da arte.

A curadora reforça que o cunho desta mostra é expor o lado sentimental do homem, o lado verdadeiro e sem fachadas, sem máscaras, descortinado por meio de sua obra, guardado há muitos anos pela família Goeldi. “A busca constante de entender seu ímpeto em produzir incansavelmente é observar os contrastes do lirismo de sua obra dramática: o dia, a noite, a vida, a morte e a luz noturna. Assim, aqui atuo como uma viajante no tempo, transcendendo a morte e criando um elo entre a gravura e seu maior mestre iluminado apenas por uma pequena luz noturna”, completa Lani.

Sobre Oswaldo Goeldi (1895–1961)

Gravador, desenhista, ilustrador e professor. Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, filho do cientista Emilio Augusto Goeldi e de Adelina Meyer Goeldi, e viveu dos 06 aos 24 anos na Suíça, no período da 1ª. Guerra Mundial, época em que abandonou o curso na Escola Politécnica para se matricular na École des Art et Métiers.

Decepcionado com a escola, passou a ter aulas com Serge Pahnke e Henri van Muyden. No mesmo ano, 1917, realizou sua primeira exposição individual em Berna (Suíça), quando conheceu a obra do austríaco Alfred Kubin, seu mentor artístico. Na mesma época tornou-se amigo de Hermann Kümmerly, com quem fez suas primeiras litografias.

De volta ao Brasil, em 1919, executou trabalhos de ilustrador. Dois anos depois, ao expor no saguão do Liceu de Artes e Ofícios, aproximou-se de pessoas interessadas na renovação da arte. A partir de 1923, dedicou-se intensamente à xilogravura, que conheceu com Ricardo Bandi. Fez trabalhos para revistas, livros e periódicos. Em 1930 lançou o álbum "Dez Gravuras em Madeira", prefaciado por Manuel Bandeira, cuja venda permitiu seu retorno à Europa, onde expôs em Berna e em Berlim.

Por volta de 1932 retornou ao Brasil e começou a experimentar o uso da cor em xilogravuras. Consolidado como ilustrador, expôs na 25ª. Bienal de Veneza em 1950. Ganhou o Prêmio de Gravura da 1ª. Bienal Internacional de São Paulo em 1951. Cinco anos depois, no MAM-SP, foi realizada sua primeira retrospectiva.
Sua carreira como professor começou em 1952 e após três anos passou a ensinar xilogravura na Escola Nacional de Belas Artes. Sua obra já participou de mais de uma centena de exposições póstumas no Brasil, Argentina, França, Portugal, Suíça e Espanha. Hoje Oswaldo Goeldi é mundialmente venerado no meio artístico e suas obras são matérias de referência no campo da gravura.

Serviço:
Exposição “Goeldi – Luz Noturna”
Curadoria: Lani Goeldi
Local: CAIXA Cultural Brasília – Galeria Vitrine
Abertura para convidados e imprensa: 12 de janeiro, de 19h às 22h
Visitação: de 13 de janeiro a 21 de fevereiro de 2010

Horário de visitação: de terça-feira a domingo de 09h às 21h
Endereço: SBS Qd 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz da CAIXA
Recepção: (61) 3206-9448
Agendamento de visitas monitoradas: (61) 3206-9450 (de segunda-feira a sexta-feira, de 08h às 12h e de 13h às 18h)
Classificação etária: livre
Entrada franca
Acesso para portadores de necessidades especiais

Nenhum comentário: