Agradecemos sua visita e informamos que estamos inativos por tempo indeterminado.

Acesse nossos arquivos no menu ou nos links laterais.

















quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Audiência Mab


Audiência pública pela revitalização do MAB
Aos 25 anos, o Museu de Arte de Brasília é vítima do descaso das autoridades locais. Problemas estruturais, como infiltrações e rachaduras, levaram ao fechamento do espaço há mais de dois anos. De lá para cá, nenhuma previsão de reforma. As cerca de 1,3 mil obras do MAB estão no Museu Nacional. Trata-se de um tesouro avaliado em US$ 8 milhões, que hoje encontra-se precariamente encaixotado ou meramente encostado nas paredes.
Ação movida pelo Ministério Público já havia determinado a retirada das obras, a restauração do prédio e a devolução do MAB à cidade. Mas tudo indica que trata -se de um abandono proposital para que o acervo do MAB acabe simplesmente – e definitivamente – incorporado ao Museu Nacional. O grande desafio é fazer com que a capital federal tenha mais de um museu, não que um seja destruído para que outro seja valorizado.
Preocupada com a situação de abandono do patrimônio artístico de Brasília e com a tentativa de destruição do MAB, a deputada distrital Erika Kokay (PT) propôs uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA), destinando recursos em 2010 para a reforma do lugar. Também por iniciativa da parlamentar, no próximo dia 23, artistas, museólogos, defensores do patrimônio e autoridades locais se encontrarão na Câmara Legislativa durante audiência pública. O objetivo é buscar alternativas que contribuam para acelerar o processo de recuperação e de valorização de nosso Museu de Arte de Brasília.
PARTICIPE

2 comentários:

Jeferson Paz disse...

Caro Matias, cheguei até este blog por indicação do Raimundo Kamir. Pena não termos tido tempo pra conversar. Amanhã estarei na Audiência Pública, na Câmara Distrital, representando o Setorial de Cultura do PT-DF, para debater sobre os rumos do MAB. Li o Relatório da Audiência do dia 02 de setembro que servirá de referência para o debate. Espero termos a oportunidade de nos conhecermos, ampliarmos e aprofundarmos as discussões sobre a Arte e a Cultura.
Saudações,
Jeferson Paz
Artista Visual e Arte-Educador

Matias Monteiro disse...

Haverá outras oportunidades, tenho certeza.
Fico feliz que o relatório tenha ajudado.
Infelizmente não poderei estar presente na audiência pública, mas acompanharemos de perto as discussões.
Espero a todos uma discussão saudável e produtiva em favor desse espaço tão querido para tantos.
Grande Abraço