Agradecemos sua visita e informamos que estamos inativos por tempo indeterminado.

Acesse nossos arquivos no menu ou nos links laterais.

















quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Passeio pela arte mexicana - 12 de agosto

Coleção Nacional de Gravuras do Museu Nacional da Estampa do México traz a Brasília obras inéditas na Mostra Expressões Gráficas – México Contemporâneo.
Chega à capital a Exposição Expressões Gráficas – México Contemporâneo realizada em parceria pela Secretaria de Relações Exteriores do México e a Secretaria de Cultura do DF, de 12 de agosto a 13 de setembro, no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República por ocasião da visita de Estado do presidente Felipe Calderón Hinojosa ao Brasil.

A mostra reúne os trabalhos de importantes artistas, representantes da escola mexicana de pintura, e também, as obras daqueles que decidiram explorar outras e diferentes vias estéticas. A exposição traduz momentos da arte mexicana e traz a diversidade de propostas que representa a grande riqueza da arte plástica contemporânea do país.
Para a chanceler Patricia Espinosa Cantellano, Secretaria de Relações Exteriores do México, trazer a exposição para Brasília é motivo de orgulho “pelo profundo significado que implica tomar parte, desta forma, do projeto cultural concebido por um dos grandes criadores da arte brasileira: o arquiteto Oscar Niemeyer. Nesta exposição o Brasil e o México estreitam seus laços graças à arte”.
Com curadoria de Lluvia Sepulveda do Museo Nacional de La Estampa do México, a exposição reúne obras gráficas de uma grande variedade de artistas mexicanos, desde o reconhecido muralista José Clemente Orozco (Zapotlán, Jalisco, 1883) e Alfredo Zalce (Pátzcuaro, Michoacán, 1908) até mestres como Gabriel Macotela (Guadalajara, Jalisco, 1954), Miguel Castro Leñero (México, D.F., 1956) e Juan Sebastián Barberá (México, D.F., 1964). Também estão presentes obras de destacados artistas nascidos entre essas gerações, como os irmãos Pedro e Rafael Coronel (Zacatecas, 1923 e 1931), Alberto Gironella, Gilberto Aceves Navarro e José Luis Cuevas (México, D.F., 1929, 1931 e 1934), entre outros.
O acervo inclui obras não só de mexicanos naturais, mas também de mexicanos de coração. Como Pablo O’Higgins (Salt Lake City, Utah, Estados Unidos, 1904), Leonora Carrington (Lancashire, Inglaterra, 1917), Vlady (São Petersburgo, Rússia, 1920), Joy Laville (Wight, Inglaterra, 1923), Arnold Belkin (Calgary, Alberta, Canadá, 1930) e Roger Von Gunten (Zurique, Suíça, 1933), entre outros.

SERVIÇO
Exposição Expressões Gráficas – México Contemporâneo
De 12 de agosto a 13 de setembro de 2009
No Museu Nacional do Conjunto Cultural da República
Entrada franca

Nenhum comentário: