Agradecemos sua visita e informamos que estamos inativos por tempo indeterminado.

Acesse nossos arquivos no menu ou nos links laterais.

















quinta-feira, 6 de maio de 2010

Apagando as velinhas - Exposição Semicírculo


Como disse minha amiga e colaboradora Luciana RRR no seu texto publicado no sábado, “Mês passado foi marcado pelas comemorações dos 50 anos da capital modernista, sendo assim não poderiam faltar exposições, seminários e eventos das mais diversas naturezas”. Em meio a toda essa série de ocorridos na cidade, o Museu da Republica teve a exposição Semicírculo com a participação de 85 artistas da cidade.

Como alguns sabem não é de hoje que escrevo/falo sobre o Museu da República e as exposições que acontecem lá. Alguns meses atrás escrevi um textinho sobre a exposição EntreSéculos organizada por Wagner Barja e Xico Chaves no Museu (confiram aqui!), mas continuo percebendo que tudo aquilo que disse no texto anterior sobre a organização espacial das obras e discurso curatorial da exposição continua acontecendo, o que é uma pena. Novamente o Curador criou divisões dentro da exposição, ou como ele falou “módulos”, que eu não consigo perceber, pra mim tudo está “jogado” ali dentro! Se alguém consegue, por favor, me diga! O Curador até falou delas na matéria que o Correio Braziliense fez sobre a exposição (confiram aqui!)... Mas mesmo tendo a organização espacial das obras similar daqui foi feita na exposição Entreséculos e um discurso curatorial que não consigo entender, deixei minhas birras de lado e fui ao que interessa ver as obras e saber quem estava expondo ali!

Tenho que levar em consideração que reunir um número significativo de artistas do D.F. não é algo fácil, e Wagner Barja acabou conseguindo dar um panorama da produção local entre artistas da velha guarda e jovens artistas. Entre os artistas gostaria de destacar Elder Rocha e Milton Marques, não porque estão bombando no circuito nacional, mas pela produção muito particular que possuem e sempre estão trazendo um fôlego novo para o público. Infelizmente o tempo de duração da exposição foi pequeno, terminou no dia 26 de Abril, mas em compensação teve a visitação de 20.000 pessoas.

Um comentário:

Luciana RRR disse...

Eita, já acabou?!
A gente é que tem que fazer uma exposição lá, e vai durar três meses... hehehe
Ah, valeu pela referência Moniquete!
=)