Agradecemos sua visita e informamos que estamos inativos por tempo indeterminado.

Acesse nossos arquivos no menu ou nos links laterais.

















domingo, 8 de agosto de 2010

Fotografia Pinhole e Construção de Câmeras Artesanais



Foto: Dirceu Maués


Início: 21 de agosto
Período de matrículas: até 13 de agosto

Professor: Dirceu Maués

Fotógrafo desde 1991, atuou como instrutor de oficinas de fotografia na Fundação Curro Velho na década de 90, em Belém. Foi repórter fotográfico nos grandes jornais impressos de Belém durante 12 anos e, desde 2003, desenvolve trabalho autoral nas áreas da fotografia, cinema e vídeo, os quais têm como base pesquisas com a construção de câmeras artesanais e utilização de aparelhos precários. Em 2009, foi contemplado com uma bolsa de residência em arte na Künstlerhaus Bethanien/Berlim pelo programa Rumos Itaú Cultural. No mesmo ano também foi contemplado com a Bolsa Funarte de estimulo à criação artística e foi um dos 40 fotógrafos que participaram do projeto Encontros com a Fotografia – FNAC. Seus trabalhos fazem parte das coleções Pirelli-Masp, FNAC, Videobrasil, MAC-PR, MARP (Ribeirão Preto), MEP (Museu de Arte do Pará) e Coleção Joaquim Paiva.

***

Depois do surgimento da tecnologia digital, a fotografia ficou cada vez mais acessível. Mas fotografar vai além do simples ato de enquadrar e apertar um botão. Esta oficina propõe a seus participantes um exercício prático e divertido de desmonte da câmera e do processo fotográfico. Desmontar o aparelho para descobrir e dominar a forma mais básica e essencial de seu funcionamento e poder usar esse conhecimento de uma forma lúdica e criativa.

Dirceu Maués propõe aos participantes desta oficina que experimentem o processo fotográfico a partir da construção de câmeras artesanais e possam explorar as possibilidades criativas desse processo, seja para o desenvolvimento de um trabalho autoral dentro do campo da fotografia e das artes, seja como hooby ou simplesmente para descobrir como é viável, e muito divertido, fotografar utilizando uma câmera construída pelas próprias mãos.

Datas: 21, 22, 28 e 29 de agosto
Horário: Sábado e domingo, das 14h30 às 17h30
Carga horária: 12 horas
Total: 04 aulas
Duração: 02 semanas

Metodologia:
Teremos 04 aulas práticas durante dois fins de semana. Cada aula com três horas de duração. A oficina tem um caráter de experimentação prática a partir de orientações teóricas, onde cada participante terá a oportunidade de construir uma sólida base de conhecimentos sobre o processo de construção da imagem a partir da experiência da construção de câmeras artesanais. Cada participante terá oportunidade de construir pelo menos três tipos de câmeras artesanais para filmes 35mm.

Programa:
.A câmara obscura e a formação da imagem;
.Construção de uma Câmera Fotográfica;
.Tamanho e formato;
.Transporte do filme;
.Distância focal;
.Utilização de Lentes, lupas, vidro, furinhos, fendas, etc;
.Acabamento;
.Tabelas e fórmulas sobre tempo de exposição;
.Noções de digitalização da imagem: escaneamento e tratamento básico.

Material necessário:
Mínimo de 03 filmes por aluno (36 poses)
Papel camurça preto
Fita adesiva preta
Tesoura
Estilete
Régua
Foan Board (papel pluma ou papel de maquete) preto

Investimento: R$ 360,00

Faça sua pré-matrícula aqui.

Turma sujeita à formação mínima de 05 alunos.

Máximo de alunos por turma: 09

Contatos:
Tels.: 61. 3347 3985 / 8414 8926
e-mail: fotoclubef508@gmail.com

Endereço:
Espaço f/508 de Fotografia
SCLN 413 Bl D sala 113 – Asa Norte | Brasília/DF

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 14h às 20h.

Nenhum comentário: