Agradecemos sua visita e informamos que estamos inativos por tempo indeterminado.

Acesse nossos arquivos no menu ou nos links laterais.

















quarta-feira, 11 de agosto de 2010

1ª Semana f/508 de Fotografia

No intuito de promover o intercâmbio entre fotógrafos profissionais, amadores e demais interessados em fotografia, o Espaço f/508 realiza a primeira Semana f/508 de Fotografia – I Love Film. De 19 de agosto, quando é celebrado o Dia Mundial da Fotografia, ao dia 29 do mesmo mês, a sede do f/508, em Brasília, se transforma em um grande espaço de convivência e aprendizado, onde serão realizadas oficinas, palestras, exposições, projeções, entre outras atividades. A primeira edição do evento homenageia o fotógrafo tcheco Miroslav Tichý, que capta imagens de forma instintiva, com lentes de ampliação e dispositivos feitos de sucata.


Exposições

Quatro exposições abrem a Semana f/508 de Fotografia: “Fotografia Pinhole”, “Processos Fotográficos Históricos”, “Em Busca do Paraíso Perdido” e “Estética do Acaso”.

As exposições “Fotografia Pinhole” e “Processos Fotográficos Históricos” são compostas, em sua maioria, por trabalhos produzidos pelos alunos do f/508. A primeira reúne imagens produzidas com pinholes de caixinha de fósforos, Foan Board, lata de sonho de valsa e outros materiais. Já a mostra “Processos Fotográficos Históricos” é composta por cópias fotográficas em Cianótipo, Marrom Van Dyke, Papel Albuminado e Papel Salgado, processos de impressão desenvolvidos no século XIX.

“Em Busca do Paraíso Perdido” reúne quatro serigrafias do fotógrafo e pesquisador de arte urbana Angelo José da Silva. As imagens integram o livro artesanal homônimo, resultado de dez anos de pesquisa do autor sobre a Street Art curitibana.

Por último, a exposição “Estética do Acaso” destaca trabalhos feitos com recursos low-fi, ou de baixa fidelidade, como toy cameras, filmes redscale, revelação em cross process, entre outras ferramentas.

Palestras


Toda a programação da Semana será voltada à fotografia analógica, promovendo, por meio das atividades planejadas, uma reflexão acerca do lugar que a este suporte passou a ocupar após o surgimento e rápido crescimento da fotografia.

Desta forma, estão previstas palestras que despertam questionamentos acerca da relação entre “O analógico e a mídia contemporânea”; a “Preservação da cópia e do original”; as novas tendências e linguagens dos suportes analógicos, que serão abordadas na palestra “Fotografia low-fi e a estética do acaso”, entre outras.

Oficinas

De 20 a 29 de agosto, fica assegurada aos participantes, por meio das oficinas, a prática de processos analógicos históricos, como daguerreotipia, cianotipia, marrom Van Dyke, papel albuminado, papel salgado e pinhole.

Em parceria com o coletivo Garapa, de São Paulo, a Semana f/508 de Fotografia oferece também um curso gratuito de Linguagem Multimídia, cuja participação ficará sujeita a aprovação prévia, mediante análise de portfólio. Durante o curso serão produzidas duas peças audiovisuais de curta duração, as quais serão veiculadas no site do Garapa e disponibilizadas para download e distribuição on-line.

Projeções

Encerrando a Semana, será realizada a 6ª edição do projeto Lambe-Lambe. Idealizado pelo f/508 e iniciado em 2009, o evento de projeções fotográficas ao ar livre serve como plataforma para a divulgação de produções locais, nacionais e ibero-americanas.

Este ano, serão projetados o trabalho Feito Poeira ao Vento, vídeo de stop motion produzido pelo fotógrafo Dirceu Maués com fotografias pinhole, além de uma seleção de imagens integrantes do grupo Low-fi Brasília, gerenciado pelo f/508 no flickr.

Tendo em vista o reconhecimento internacional que a fotografia contemporânea brasileira detém atualmente e os diversos festivais que são realizados em todo o Brasil, o f/508 pretende, com a Semana f/508 de Fotografia, preencher lacunas até então existentes em nossa cidade, criando um evento agregador, realizado por fotógrafos para fotógrafos e demais interessados na arte fotográfica. Concebida por pessoas que têm na fotografia seu instrumento de trabalho e/ou expressão pessoal, a Semana f/508 de Fotografia – I Love Film resulta de e torna possível o desejo de trazer para os brasilienses a opção de um evento cultural com foco na fotografia.

Serviço:

Semana f/508 de Fotografia – I Love Film

De 19 a 29 de agosto
Local: Espaço f/508 de Fotografia (SCLN 413 Bloco D sala 113 – Asa Norte – Brasília/DF)
Horários das atividades:
Palestras – De 23 a 27, a partir das 19h30.
Oficinas (participação mediante inscrição prévia) – Sábados e domingos, a partir das 9h30.
Lambe-lambe – Dia 27, a partir das 21h.
Horário de visitação das exposições: De segunda a sexta, a partir das 14h; sábados e domingos, a partir das 9h30.
Informações:
Telefones: (61) 3347 3985/ 8414 8926
E-mail: fotoclubef508@gmail.com
Site: www.fotoclubef508.com
Classificação indicativa: Livre

Acesse a programação completa aqui: http://www.fotoclubef508.com

Nenhum comentário: