Agradecemos sua visita e informamos que estamos inativos por tempo indeterminado.

Acesse nossos arquivos no menu ou nos links laterais.

















sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Virgílio Moura

Português de nascimento, Virgílio Moura chegou ao Rio de Janeiro em 1950, aos três anos. No Rio, como designer e empresário, atuou na fabricação de móveis e no ramo da decoração. Motivado pelo desafio da valorização e conservação da floresta, mudou-se para Tucuruí, no sudeste do Pará, em 1996. Hoje reside em Belém. Da sua atuaçao na região, destaca-se a coordenação de projetos socioambientais promovidos pela Cooperação Italiana no Brasil.

Virgílio promove, há cinco anos, projeto de valorização do trabalho artesanal e das madeiras amazônicas, para o qual desenvolveu e pratica o processo que denominou Construir Madeira. Esse processo, que evita a derrubada de árvores, consiste na criação e confecção de peças e objetos de arte com a utilização de resíduos gerados na floresta, serrarias, marcenarias e indústrias que beneficiam madeira.

Num tom de lamento, é o Virgílio quem nos diz:

"A atividade de derrubar árvores na floresta amazônica e transformá-las em madeira, além de predatória é também esbanjadora, pois não dá valor a matéria prima. Nos processos de derrubada de uma árvore deixa-se na floresta 50% dela. Outros 50% que entram nas primitivas serrarias amazônicas são desperdiçados. Noventa por cento dos resíduos gerados tem o destino já marcado: vão para os fornos que queimam dia e noite gerando fumaça, poluindo as cidades e adoecendo as pessoas."

Nesta mostra, a Etno Brasil associa-se à filosofia de preservação do Virgílio Moura, destaca seu processo Construir Madeira e sente-se feliz em mostrar as peças e objetos de sua criação.

Visitação

março de 2010

de segunda a sábado

das 9h às 18h

ETNO Brasil

SHIS QI 05 Bloco E Sobrelojas 9/15

Centro Comercial Gilberto Salomão

71615 550 · Brasília DF

fone (61) 3364 4180

www.etnobrasil.com.br


Um comentário:

Unknown disse...

Obrigado por divulgar esse conceito e o trabalho, se alguem se interessar, não morar em Brasília e quiser saber mais, meu e-amil é virgilioforest@gmail.com