Agradecemos sua visita e informamos que estamos inativos por tempo indeterminado.

Acesse nossos arquivos no menu ou nos links laterais.

















sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Rosa dos Ventos - 25/11




A Fundação Nacional de Artes (Funarte) inaugura, dia 25 de novembro, na Galeria Fayga Ostrower, em Brasília, a exposição Rosa dos Ventos. A mostra explicita como as questões de fluxo, trânsito e deslocamento se localizam na "geografia poética" dos artistas Amanda Melo, Jonathas de Andrade, Rodrigo Braga e Waléria Américo. Aberta ao público até 31 de janeiro, a exposição tem entrada franca.

Instrumento de orientação que se baseia nas quatro direções principais (Norte, Sul, Leste e Oeste) e suas intermediárias, a "Rosa dos Ventos" corresponde à volta completa do horizonte e surge da necessidade de se indicar uma direção. É a partir da apropriação desse termo geográfico que a exposição localiza o seu eixo, refletindo acerca das direções e horizontes tomados pelas poéticas dos artistas da mostra, nas quais o desejo, a solidão, a política e a paisagem se alimentam de um corpo que transita pela diversidade de mundos. A exposição conta com apoio do Banco do Nordeste e tem curadoria de Bitu Cassundé.

Rodrigo Braga apresenta um recorte da série Desejo Eremita. Resultado de sua experiência/residência numa cidade do interior de Pernambuco chamada Solidão, a série de fotografias retrata sua vivência no embate entre a natureza, a paisagem, o corpo e a experiência eremita da solidão.

Jonathas Andrade, com o Documento Latinamerica: Condução à Deriva, desbrava fronteiras e paisagens pela América do Sul, percursos de um corpo político que registra fragmentos de memórias e afetos.

Amanda Melo elabora uma série de desenhos em Sal é Mar, tendo o mar como um espaço de instabilidade para a paisagem registrada, em um processo de pesquisa que demandou um longo percurso pelo litoral brasileiro.

Waléria Américo desenvolve uma investigação em que o corpo, a paisagem e a cidade são elementos propositivos para sua poética. Plano de fuga n.1 é resultado de uma performance voltada à paisagem, na qual a artista fica suspensa com pernas de pau gigantes.

Rodrigo Braga e Jonathas Andrade apresentam, nesta exposição, o resultado de seus projetos selecionados na Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Artística 2008, nas categorias Fotografia e Artes Visuais, respectivamente. Os artistas tiveram cerca de sete meses para desenvolver as propostas. Em 2009, esse edital não foi reeditado.

Nenhum comentário: