Segue abaixo alguns links para festivais de vídeo interessantes que vão acontecer em breve e outras sugestões pra quem se interessa em acompanhar eventos relacionados:
em Brasília
Festival Internacional de Filmes Curtíssimos http://www.filmescurtissimos.com.br/
Inscrições até dia 30 de março de 2009.
em Goiânia
2o MIAU - Mostra Independente de Audiovisual Universitário http://www.mostramiau.com.br/
Inscrições até dia 10 de março de 2009.
em Portugal:
Black & White http://www.artes.ucp.pt/B&W/2009/index.php
As inscrições já passaram, mas vale a pena divulgar e acompanhar. Ano que vem tem mais...
na Bahia:
acontece todo ano no segundo semestre o Festival Nacional de Vídeo - Imagem em 5 minutos. o grande barato desse festival é que ele conta com a mostra competitiva, de filmes selecionados, mas também com a mostra dos vídeos não selecionados. Acompanhem as novidades por aqui: http://www.dimas.ba.gov.br/
e, aproveitando pra divulgar o Projeto Lacuna que organiza mostras de vídeo periódicas e também participa de eventos relacionados. Para participar ou propôr participações visitem o blog e entrem em contato: http://projetolacunabsb.blogspot.com/
Mandem seus vídeos por aí!
sábado, 21 de fevereiro de 2009
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Seleção de monitoria para trabalho no projeto Circuito Educativo BrasiliAthos

Ação de educação patrimonial a ser aplicada em escolas da rede pública de ensino do DF, para 3a série/4o ano e 4a série/5o ano, de março a novembro/2009. Por meio da obra de Athos Bulcão em Brasília, conduziremos os alunos com atividades lúdicas em sala de aula e aula-passeio.
Entrevistas
2/3/2009, segunda-feira
a partir das 14h
local:
Tríade patrimônio turismo educação
CLN 215 bloco B loja 23 - subsolo
CLN 215 bloco B loja 23 - subsolo
Pré-requisitos:
• Alunos de graduação dos cursos de artes-plásticas, arquitetura e turismo, a partir do 5º semestre.
• Disponibilidade um período do dia, semanalmente.
• Comunicar-se bem e gostar de crianças.
Levar comprovante de aluno regular, currículo, nºde RG, CPF e PIS. Mais informações no dia da entrevista.
www.triadepatrimonio.com.br
Secretaria de Educação
Apoio ao MAB (um desabafo)
“(...) quero fazer uma comissão para ver se é melhor mesmo fazer o MAB ou pegar o acervo e jogar no Museu Nacional”.Silvério Gorgulho, Secretário de Cultura. CB, 10/12/2009
Não posso me furtar de escrever algumas linhas em favor do MAB – Museu de Arte de Brasília - frente a demissão de Bené Fonteles e as colocações de nosso atual Secretário de Cultura. Como Brasiliense, como cidadão, como artista, não gostaria de ver o acervo do MAB “jogado” aonde quer que seja! A já repetitiva solução de doar (ou alojar definitivamente) o acervo do MAB no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, em minha opinião, é um retrocesso; não apenas condena o MAB a inexistência, substituindo um espaço pelo outro, como também nos furta do saudável exercício de estabelecer um recorte curatorial adequado as potencialidades do Museu Nacional, e construir uma coerente estratégia de aquisição de um acervo próprio.
Hoje o abandonado, MAB é um marco do descaso do atual Governo (e dos anteriores) para com os museus e instituições culturais da cidade bem como em relação a cultura como um todo. Ás portas dos 50 anos da cidade, ele resiste, só, a uma hedionda expansão comercial e imobiliária, como um entrave a interesses escusos e uma marca nostálgica do que a cultura em Brasília já representou e poderá um dia voltar a representar.
Não me convencem os argumentos de que o prédio é inadequado para abrigar um museu, uma vez que a grande maioria dos espaços de Brasília foram adaptados para tornarem-se museus e não criados com esse intuito (e os que foram, atendem apenas secundariamente a algumas das necessidades primordiais para essa função).
Com isso sou a favor da manutenção do MAB com seu importantíssimo acervo, que constituí parte da história recente da arte no Brasil e em Brasília, bem como da realização das obras e reformulação necessárias para a adequar sua estrutura a criteriosa conservação das obras.
No aniversário de Brasília, no ano internacional da integração entre museu e turismo, que nosso governo reveja suas prioridades e preserve um pedaço desta história que é nossa.
Marcadores:
Desabafo,
Instituições,
Política Cultural
Assinar:
Postagens (Atom)